Bação Logística e governo Orlando se unem e avançam contra comunidade de São Gonçalo
- tribunapopularita
- 3 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Reviravolta na votação causa bastante estranheza. Projeto de Terminal de Minério potencializa destruição eminente de riquezas da região e graves prejuízos a comunidade.

"Aqui não! Fora terminal de Minério." População contrária ao desastre proposto.
(foto: Tribuna Popular)
No último dia 29 de abril, o CONPATRI (Conselho de Patrimônio Histórico Cultural de Itabirito), se reuniu para "voltar atrás" na decisão que impede a Bação Logística de instalar um Terminal de Minério próximo a comunidade de São Gonçalo do Bação. O que antes era uma votação de 8x2 contrário a instalação (em 2021), agora se converteu em 7x3. O que aconteceu no meio do caminho?
Certamente, neste tempo não houve nenhuma vontade política deste governo e seus aliados na ampliação e aprofundamento na discussão sobre os vários motivos para impedir este absurdo.
Os motivos para impedir são bem claros. Bem fortes. Em âmbitos econômicos, sociais, ambientais, culturais, históricos, humanos.
Mas também, é bem claro o lado desses ricos beneficiados com o projeto e do governo nessa história. A favor do lucro e contra a produção de riqueza. Concentração de renda e profunda exploração, essa é a tônica do governo Orlando.
A positividade tóxica e o chamado "discurso vazio" combinam bem com a incompetência da atual gestão. Fred (que tem namastê no nome) é o secretário de Meio Ambiente. Resolveu mudar seu voto e ser favorável aos gravíssimos prejuízos ambientais e sociais.

Secretário Fred "Namastê" nas redes sociais, afirmando ser "uma honra servir aos habitantes desta quase Centenária cidade". O 'namastê' ganha mais de R$10 mil reais por mês e ajuda a "passar a boiada" na profunda exploração predatória e destruição de vida e riquezas.
Conheça bem quem participou disto:
Votos no último encontro. 29 de abril/2022.

Veja quem mudou de voto:
Luiza de Marilac Toledo Sardinha - ACE.
Frederico Leite - Secretaria de Meio Ambiente.
-
Quem chegou apenas nessa última votação:
Maria Lúcia Tomaz. Sec da Educação.
Luiza Mellilo. Paróquia da Igreja Católica de Itabirito.
No ano passado, os representantes da Sec. da Educação e da Paróquia da Igreja Católica de Itabirito haviam votado contra.
Desastre de governo
Mais uma vez, a gestão mostra o seu compromisso de governo: acelerar as mais variadas formas de exploração capitalista, em nome de poder, diante de muita hipocrisia. Da cloroquina à destruição.
Acompanhe conteúdos do Tribuna Popular sobre a situação:
Comments