top of page
tribunapopularita

PROBLEMÃO

Mobilizações populares denunciam gravidade dos problemas no transporte público em Itabirito

Atualmente, Serra Verde, empresa privatizada, presta os serviços de transporte coletivo na cidade - Foto: Valter Silva/Reprodução

Nas últimas semanas tem acontecido uma mobilização, por meio de um abaixo-assinado, denunciando os graves problemas que os itabiritenses têm enfrentado no transporte público da cidade. A iniciativa foi dos moradores e moradoras de regiões rurais de Itabirito, locais que tanto sofrem com a negligência dos responsáveis (poder público municipal e empresa de transporte). A ação tem o apoio da Unidade Popular de Itabirito.


A lista reflete a profunda e generalizada insatisfação com os serviços prestados pela atual (e antiga) empresa do ramo: a Serra Verde. Fomos até alguns pontos de ônibus da cidade e perguntamos o que as pessoas têm enfrentado no quesito mobilidade urbana.


"Aqueles que decidem costumam ter mais de um carro particular. Quase sempre explorando a força de trabalho de quem precisa pegar ônibus", afirmou Miriam Rodrigues, 41, moradora do bairro São José. "Tenho que ficar esperando mais de uma hora para chegar em casa, por falta de rotas de ônibus", completou a trabalhadora do comércio local.


Outras pessoas denunciaram os atrasos e o peso no bolso do trabalhador. O itabiritense que precisa do ônibus paga uma passagem cara para muitas vezes ser transportado numa condução sem a higiene necessária. Além disso, um problema evidente é a sobrecarga de trabalho para os motoristas que passaram a ter dupla função depois que a empresa extinguiu os empregos dos cobradores dos ônibus.


DESRESPEITO EM TEMPO INTEGRAL


Mais de um questionamento foi feito sobre o "horário de pandemia", que está com uma circulação reduzida, prejudicando a mobilidade após as 20h e dificultando diariamente, e de várias maneiras, a rotina dos trabalhadores.


Leia o texto na íntegra exibido pela organização da campanha #OutubroNoBusão:

"Fora, Serra Verde!

Por um transporte público barato, acessível e de qualidade!


Na cidade de Itabirito a população que utiliza o transporte público convive com inúmeros problemas de todas as naturezas e há muitos anos. Mas por que isso acontece?


A obrigatoriedade de prestar esse transporte é da prefeitura. Porém, o poder executivo prefere fazer uma concessão para que uma empresa privada realize o serviço. É o que convenciona-se chamar serviço público concessionário. Não há ilegalidade, desde que tal serviço seja prestado com adequação, ou seja, atenda aos princípios da regularidade, continuidade, eficiência, segurança e modernidade.


Contudo, o que se observa é que a empresa responsável fica preocupada apenas com seu lucro e não com a garantia do direito da população a um transporte público de qualidade, que permita que as pessoas se movimentem dentro do seu próprio território. A empresa Serra Verde presta um péssimo serviço, com atrasos de horas, esperas infinitas em pontos finais, rotas mal pensadas, ônibus em péssimo estado (sujos, estragando constantemente e que não cumprem com o básico para a população). Para acessar um serviço tão inadequado a população gasta uma parte considerável do seu salário, que já é muito baixo. Falta fiscalização da prefeitura, deixando os usuários praticamente sem o serviço, reféns de verdadeiros magnatas que comandam o transporte em nossa cidade.


Por isso, nos apresentamos por meio deste abaixo-assinado para pedir que seja analisado e revisto o contrato com a Serra Verde, pois a empresa tem demonstrado uma completa falta de condições de prestar um serviço com o mínimo de qualidade e dignidade à nossa população. A cidade também não dispõe de uma agência reguladora de serviços concessionários, como acontece com as municipalidades vizinhas, a exemplo de Ouro Preto. Assim, nos resta clamar: fora, Serra Verde! E que seja criada uma empresa pública de transporte no município.


A Prefeitura de Itabirito tem arrecadação recorde e precisa parar de governar para milionário! O dinheiro é do povo!"


Segundo a organização da campanha, o objetivo é exigir da prefeitura a exibição do contrato com a Serra Verde; convocação imediata de uma audiência pública para discutir o transporte público municipal; intervenção pública direta para aumento dos ônibus em circulação; profunda reformulação nas rotas; evidenciar a falta de fiscalização direta do poder público municipal.


Por fim, os militantes da Unidade Popular citaram a união das comunidades como alternativa para o transporte público Itabirito, sendo fundamental unir as forças e as indignações de todas essas pessoas (trabalhadores, estudantes e aposentados) que têm os seus direitos a um transporte público de qualidade negado.

304 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page