top of page
tribunapopularita

ORLANDO CONTRATA EMPRESA PARA ESCUTAR O POVO

Atualizado: 17 de nov. de 2021


Audiência pública realizada quarta-feira (10/11), sobre a Revisão do Plano de Mobilidade Urbana, é um reflexo do elitismo programático da atual gestão



(imagem publicada no portal Radar Geral / reprodução de vídeo)


Na noite desta quarta-feira (10/11), foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Itabirito, com o tema da revisão do plano de mobilidade urbana. O mais interessante é que para realizar um evento com algum caráter popular (uma audiência pública), a gestão Orlando teve a ideia de contratar uma empresa terceirizada para realizar o evento. Mais precisamente a empresa Planum.


Mais alarmante ainda, por um contrato de quase 700 mil reais, segundo o próprio site da transparência da Prefeitura.





PREFEITURA QUER PAGAR SERRA VERDE


Na audiência de ontem (10/11), a Prefeitura de Itabirito deixou ainda mais claro que os problemas do povo trabalhador das classes mais baixas não fazem parte das suas prioridades.


Membros da gestão do prefeito que estavam presentes na audiência pública citaram uma verdadeira “manobra” como possível alternativa para os graves e urgentes problemas do transporte coletivo em Itabirito. Se trata de um “subsídio” pago pela Prefeitura para a empresa prestadora de serviço.


Aliás, usando as palavras do próprio secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro, durante fala na audiência: “o subsídio não é para a empresa, o subsídio é para o sistema”.


Mais uma vez ocorre a terceirização de um problema que é do Poder Público, e uma tentativa de “vender” uma manobra como alternativa. Um município que conta com arrecadações recordes a cada ano, mas quando o assunto é uma questão de classe, e neste caso quando são questões que afetam principalmente os mais pobres, os investimentos públicos ficam sempre para depois.


INDIGNAÇÃO COLETIVA


Enquanto a atual gestão indica a proposição de pagamento de subsídio para a Serra Verde, mobilizações da sociedade civil de Itabirito estão em campanha cobrando e denunciando os absurdos dos serviços da empresa. A campanha #OutubroNoBusão está em andamento, fazendo um abaixo assinado popular com as seguintes reivindicações:


- Defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Serra Verde, com a volta imediata de trocadores, sem a sobrecarga de função dos motoristas;]


- Por um transporte público barato, acessível e de qualidade;


- Denunciar a empresa Serra Verde, com atrasos de horas com as rotas mal pensadas, esperas infinitas em pontos finais, ônibus em péssimo estado, preço abusivo da passagem;


- Criação de uma empresa pública de transporte no município.

500 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page