top of page
tribunapopularita

Luta da comunidade garante assessoria técnica independente em Antônio Pereira, na barragem de Doutor

Assessoria técnica será realizada pelo Instituto Guaicuy, em processo de mobilização e fortalecimento das comunidades de Antônio Pereira


Na terça-feira, 29 de novembro, associações de moradores e a comunidade de Antônio Pereira se reuniram com representantes do Instituto Guaicuy e do Ministério Público, para desenvolver os trabalhos com as vítimas sociais da barragem de Doutor e de todo o processo de descomissionamento. Um dia histórico na comunidade, no sentido de fortalecer as lutas para barrar os interesses privados da mineração, representados pela mineradora Vale, e a garantia de reparações devidas diante das diversas violações de direitos humanos e crimes ambientais praticados pela mineração privada.


Wilson Nunes, uma das lideranças dos movimentos dos garimpeiros de Antônio Pereira, destaca as condições criadas pelas movimentações de base na comunidade, neste longo processo de lutas populares. "Se não fosse as manifestações populares, a pressão na assembleia legislativa, reunião dos movimentos dos garimpeiros, das mulheres guerreiras de Antônio Pereira, organizando a comunidade, não teríamos conquistado nada disso. Vale não tem medo da lei, a Vale tem medo de gente."


Comunidade sofre com diversas violações de direitos humanos, cometidos pela grande mineração privada


Após dois anos de demora da justiça em garantir este atributo fundamental na luta contra a mineração predatória, a comunidade de Antônio Pereira segue mobilizada e celebra esta conquista muito importante da Assessoria Técnica Independente (ATI), no sentido de fortalecer as mobilizações de base para ampliar direitos sociais e seguir reivindicando o espaço do poder popular em Antônio Pereira.


O Instituto Guaicuy enviou este breve informativo para a redação do Tribuna Popular:


⚠️🙋🏾‍♂️🙋🏽‍♀️ Informativo Guaicuy nº 35 - 01/12/2022


👩‍⚖️ Estamos felizes em comunicar para todas e todos que as atividades do Guaicuy como Assessoria Técnica Independente de Antônio Pereira estão iniciando hoje, no dia 01 de Dezembro.


✅ A Assessoria Técnica Independente é uma conquista de toda a população de Antônio Pereira. Desde o final de 2018, vocês convivem com a instabilidade da barragem Doutor, da Vale. Além disso, centenas de pessoas foram retiradas das suas casas, localizadas na chamada ZAS (zona de auto salvamento) e toda a população sofre os impactos dessa remoção.


📍 Em março de 2021, o Instituto Guaicuy foi eleito como instituição para realizar o trabalho de ATI.


📝 No dia 29 de novembro de 2022 acompanhamos uma reunião em Antônio Pereira convocada pelo Ministério Público de Minas Gerais para apresentação do Promotor de Justiça de Minas Gerais Dr. Gabriel Pereira de Mendonça às pessoas atingidas. Nessa oportunidade, os moradores decidiram por realizar um abaixo assinado manifestando apoio ao trabalho da Assessoria Técnica Independente e também à Entidade Técnica Multidisciplinar escolhida pela juíza, tendo em vista que há um recurso da Vale contra a decisão judicial que aprovou os planos de trabalho, o que reforça a necessidade de mostrar ao poder judiciário que as pessoas atingidas reivindicam a realização dos trabalhos técnicos necessários à reparação integral.


❗ A comunidade acompanhará a execução dos trabalhos para que todos os danos causados pela empresa sejam reparados integralmente. Para ganhar força, os participantes da reunião se comprometeram a divulgar e recolher assinaturas em toda comunidade. Quanto mais pessoas se juntarem nessa articulação, mais assinaturas serão encaminhadas para o Ministério Público.


🤝 Estamos nos esforçando muito para organizar o início dos trabalhos, compor a equipe e iniciar as reuniões comunitárias em janeiro. Faremos o melhor possível para auxiliar a população!


💬 Para qualquer dúvida ou esclarecimento, estamos à disposição pelo telefone 📱 (31) 3024 - 9460 e pelo e-mail: ati.antoniopereira@guaicuy.org.br


➡️ Lembre-se: todos os moradores de Antônio Pereira são atingidos pela Vale!

73 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page