Sem verba, sem pesquisa: governo federal afirma que Censo 2021 não será realizado por falta de previsão orçamentária.
Na última semana, o governo federal confirmou que o Censo do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - não será realizado neste ano. A pesquisa é feita de dez em dez anos (sendo a última edição feita em 2010), e tem como principal objetivo levantar a quantidade de habitantes do país, suas características e condições socioeconômicas.
Esses dados são fundamentais para compreender a situação de vida dos brasileiros e para definir políticas públicas que sejam condizentes com a nossa realidade. No entanto, este governo de patrões, que não se preocupa com as condições do povo pobre, parece não ligar para a importância da pesquisa. E mais: quer esconder os desastres da sua gestão que poderiam ser ainda mais escancarados com a atualização dos dados.
Além disso, o concurso geraria mais de 210 mil vagas de emprego que, embora temporárias, seriam uma fonte de renda importante, principalmente nesse momento de pandemia.
O presidente afirma que o Brasil não tem dinheiro para o Censo, mas mantém os seus privilégios gastando milhões por mês em seu cartão corporativo e perdoando dívidas de bancos enquanto paga uma esmola de auxílio emergencial; tudo isso para garantir apoio ao seu governo desgastado. Mas, a cada dia, fica mais evidente a sua falta de preparo.
Em pouco mais de dois anos de governo Bolsonaro, o Brasil já atingiu os piores índices de desemprego da história (14 milhões em 2020), e altas taxas de informalidade trabalhista (cerca de 90 milhões de trabalhadoras e trabalhadores estão na informalidade). Quase 117 milhões de pessoas não têm acesso permanente à alimentação e 19,1 milhões estão passando fome. Além da péssima gestão na pandemia que já matou quase 390 mil brasileiras e brasileiros.
Em resumo: Bolsonaro é o pior governo da história e tem medo de deixar esta realidade ainda mais escancarada.
Comments