Delegação de Itabirito participa de Congresso Estadual do partido Unidade Popular
- tribunapopularita
- 3 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Além de Itabirito, outros 21 municípios tiveram representações na atividade

Plenário do 3º Congresso Estadual da Unidade Popular - Foto: João Márcio
Neste domingo (31), um grupo de itabiritenses participou do 3º Congresso Estadual da Unidade Popular pelo Socialismo de Minas Gerais. O evento do partido aconteceu na capital Belo Horizonte e contou com mais de 100 participantes de 22 diferentes municípios do estado.
Itabirito também contou com representações no congresso da Unidade Popular. O partido, que lançou o nome de Sara Boratti para a Prefeitura de Itabirito em 2020, é o mais recente registrado no Brasil. O processo de legalização se deu sem nenhuma verba de grandes empresários e recolhendo mais de um milhão de assinaturas por todo o país.
Com o tema "Povo nas ruas, UP nas lutas", o partido discutiu as suas principais diretrizes de atuação. Na ocasião, encaminhou propostas e também indicou delegados e delegadas representantes do estado de Minas Gerais para o próximo Congresso Nacional da Unidade Popular.

Delegação de Itabirito junto com Leonardo Péricles, presidente nacional da UP - Foto: Bárbara
PARTIDO DE BASE
A Unidade Popular pelo Socialismo, partido marxista-leninista, tem como principal linha de atuação os seus movimentos de base, com mobilizações populares e organização das parcelas mais exploradas pelo sistema capitalista de produção. A organização é uma das principais responsáveis pela sequência de atos nacionais 'Povo na Rua, Fora Bolsonaro', que levaram milhões de pessoas pelo Brasil na chamada Jornada de Lutas pela derrubada do governo fascista de Bolsonaro.
Durante o Congresso, debateu-se uma possível pré-candidatura à presidência da República, sendo provável o nome de Leonardo Péricles, morador de uma ocupação urbana em Belo Horizonte. Em suas falas, Leo reforçou que o objetivo principal do partido são as mobilizações dos setores mais explorados da classe trabalhadora e a ampliação da consciência revolucionária.



Comentários