PREFEITURA DE ITABIRITO FECHA CONTRATO MILIONÁRIO COM EMPRESA DE SEGURANÇA PRIVADA
(imagem/reprodução)
O prefeito Orlando Caldeira segue exibindo as suas prioridades quando o assunto é a administração do nosso dinheiro, ou seja, o erário público. Depois de vetar o auxílio emergencial no município, reduzir os gastos em saúde pública e não investir nas necessidades de professores e alunos em período de pandemia (tecnologias educacionais e incentivos financeiros), a atual gestão da Prefeitura de Itabirito fechou recentemente um contrato milionário com uma empresa de segurança armada.
Segundo informações do contrato que encontramos após "vasculhar" o site da prefeitura, os valores passam de R$ 1.400.000,00 (isso mesmo: um milhão milhão e quatrocentos mil reais). Segundo o documento, a empresa contratada é a Guardseg Vigilância e Segurança EIRELI, inscrita no CNPJ sob o n.º 05.891.583/0001-01, estabelecida na Rua Gentil Portugal do Brasil, n.º 517, Camargos, Belo Horizonte, MG, CEP 30.520-540.
*Contrato Público por extenso está disponível abaixo:
De acordo com o próprio documento, o Secretário Municipal de Administração, José Bernardo de Paula, e o Secretário Municipal de Saúde, Marco Antônio Marques Félix, foram os responsáveis pela contratação e precisam prestar justificativa para a população de Itabirito.
INTERESSE DE QUEM?
Além dos valores elevados, outro ponto que chama a atenção são as próprias intenções do governo Orlando. Com mais de um milhão de reais, a Prefeitura de Itabirito teria condições de executar um amplo projeto de Moradia Popular, por exemplo.
Implantar uma empresa privada de segurança armada dentro de uma gestão pública é uma decisão para lá de controversa.
Para que fazer a contratação de uma empresa de segurança ostensiva, armada e privada? É importante ressaltar que a empresa contratada presta um serviço a mando direto do prefeito e dos secretários responsáveis.
São várias as notícias, de muitos lugares do Brasil, em que seguranças armados são contratados para perseguição política e até mesmo eliminação de adversários. É muito importante que a população de Itabirito receba todos os devidos esclarecimentos: quais os verdadeiros objetivos da atual gestão em contar com pessoas armadas prestando um serviço terceirizado de segurança, por meio de contratação de empresa?
De acordo com informações do contrato, alguns postos de vigilância foram escolhidos para contar com a segurança armada contratada pela Prefeitura, como a UPA, o Curtume Santa Luzia e a região do Água Limpa. Precisa ainda explicar que funções são estas, uma vez que não estão especificadas em leis municipais. Substituição da vigilância patrimonial? Há embasamento legal para isso?
Dentre todos os postos exibidos em contrato, apenas os postos do Água Limpa receberam também motocicletas para o serviço.
ITABIRITO PARALELA
Enquanto o povo, a cada dia que passa, tem tido mais dificuldades com o aumento geral de preços (alimentos, gás de cozinha, contas de água e luz, combustível), a Prefeitura segue a sua cartilha de um "projeto paralelo" dentro da cidade.
Percebemos gastos com asfaltos, gastos com terceirizada para fazer audiência pública. E agora gastos com uma terceirizada para contar com seguranças armados. Definitivamente, os problemas reais das pessoas não é a prioridade do prefeito.
Resta saber onde Orlando que chegar com tudo isso.
Opmerkingen