top of page
tribunapopularita

Terminal

Mineradora quer licença para instalar Terminal de Minério em São Gonçalo do Bação, e comunidade local luta contra instalação. Enquanto isso, Prefeitura de Itabirito "lava as mãos e dá de ombros".

Igreja de São Gonçalo, monumento mais tradicional do distrito. Foto: Rogério Pereira

O empreendimento Bação Logística busca a instalação de uma unidade para tratamento de minério dentro das terras de São Gonçalo do Bação. Em contrapartida, moradores e moradoras alegam diversos e graves problemas com tais empreendimentos, que afetam diretamente suas vidas. A rotina dos moradores de São Gonçalo também é afetada pela luta contra esta instalação. Segundo os moradores, caso a instalação seja feita, a mineradora caminha para uma triste e gradativa destruição do distrito de Itabirito.

Os dois lados travam uma batalha que já dura anos: a sociedade de Itabirito sempre escuta os rumores, mas acompanha distante a situação. É hora de encarar o presente mais de perto e de perceber o futuro acontecendo bem diante dos nossos olhos. Vamos entender os fatos e nos aproximar.

A Prefeitura se livra da responsabilidade em ter posições mais, digamos, patriotas quanto ao que está sendo discutido há anos nessas regiões da nossa cidade. Orlando faz aquilo que sabe tão bem: lava suas mãos. Não foi ao debate nas últimas eleições; e, se o assunto é Covid-19, Orlando terceiriza os fatores - o Prefeito compra cloroquina demais, coloca umas faixas na praça do coreto e literalmente só "vai na onda" do tal combate.

E agora, com as peças do tabuleiro se movimentando, com foco em São Gonçalo, a Prefeitura quase finge que a situação não é com ela. Enquanto isso, Orlando mais uma vez se esquiva e faz algo que é de seu perfil, o de "não se expor". A comunidade de São Gonçalo se movimenta para defender os Direitos daquela terra, das suas próprias terras.


PANORAMA GERAL


Um documento do Ministério Público de Minas Gerais, de novembro de 2020, determina, entre outras deliberações, ao empreendimento à apresentação de estudos relacionados aos impactos possíveis ambientais, sociais e ao Patrimônio Cultural.

Os multi empresários querem a tal licença ambiental, para que se tenha o tal licenciamento para construir o tal Terminal de Minério. E, mais uma vez, tentam passar por cima da Constituição Federal, enquanto o povo de São Gonçalo se une (e a Prefeitura se cala).

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural se reúne para tratar da situação, mas ainda há impasses que somente a própria comunidade de São Gonçalo se ajudará. É preciso lembrar também que, para ajudar na luta, as reuniões do Conselho são públicas, podendo contar com diversas representações da sociedade civil.

Os moradores do distrito continuam se mobilizando para recorrer a alternativas legais que impeçam o empreendimento - e todas as suas ameaças, que fazem do seu interesse maior do que a nossa própria história. História presente, pois os moradores e as moradoras de São Gonçalo seriam diretamente prejudicados com a construção deste Terminal, assim como o meio ambiente.


VOTAÇÃO EM ABRIL


Na próxima reunião, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural vai votar sobre a impossibilidade do empreendimento da Bação Logística.

A sociedade precisa reagir, e São Gonçalo do Bação precisa ser mais respeitada pelos milionários dessas empresas, que, por serem milionários, passam por cima de distritos e de tudo que ali carrega.

Ainda sem data certa, a próxima reunião do Conselho deve ser feita na primeira semana de abril. Já que a Prefeitura se cala - e São Gonçalo é distrito pertencente ao Município de Itabirito, vamos tirar este inoperante Poder Público de seu lugar comum e confortável.


Enquanto este empreendimento ainda estiver em pauta, o Tribuna Popular de Itabirito vai sim realizar coberturas e divulgar novas informações sobre um dos temas mais importantes para ser discutido em Itabirito neste ano: os rumos de São Gonçalo. Não deixe de acompanhar as nossas reportagens! Vamos nos aproximar dos interesses das mineradoras dentro das terras de Itabirito!

424 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page